Obesidade
pós-parto pode ser evitada com amamentação
Após o parto, a mãe pode retomar seu peso anterior à
gestação pela amamentação prolongada,
segundo uma pesquisa conduzida pelo nutricionista Gilberto Kac, professor
do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ).
Kac concluiu
que, para cada quilo que a mãe ganha durante a gestação,
35% desse valor fica retido após nove meses do nascimento
do bebê. "A natureza é sábia porque a gordura
acumulada será depois utilizada na produção
de leite. Assim, uma mãe que amamenta apenas um mês
pode, após nove meses, ter três quilos a mais do que
uma que amamentou seis meses", afirma.
O nutricionista
acompanhou, por 24 meses, 479 mulheres entre 18 e 45 anos e com,
no máximo, 30 dias pós-parto. Cerca de 20% delas retiveram
até sete quilos e meio acima do peso inicial. As diferenças
variam de acordo com idade, número de filhos anteriores e
ganho excessivo de peso durante a gestação.
"Uma mãe
com oito anos de estudo e outra semi-analfabeta tem uma relação
diferente com sua alimentação e a da criança.
A obesidade nesse caso poderia ser minimizada se a mãe tivesse
amamentado por um tempo maior e também se ela obtivesse um
maior grau de informações", afirma Kac.
A Organização
Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o bebê seja amamentado
pela mãe até o sexto mês. Porém, o aleitamento
materno pode continuar como um complemento alimentar até
os dois anos de idade, o que reduz a mortalidade e oferece proteção
contra doenças, principalmente diarréia e infecções
respiratórias.
fonte:
estudo
da Folha Online com Agência USP
|